Para pensar

A alienação de que fala Marx é conseqüência do afastamento entre os interesses do trabalhador e aquilo que ele produz. De modo mais amplo, trata-se também do abismo entre o que se aprende apenas para cumprir uma função no sistema de produção e uma formação que realmente ajude o ser humano a exercer suas potencialidades. Você já pensou se a educação, como é praticada a seu redor, procura dar condições ao aluno para que se desenvolva por inteiro ou se responde apenas a objetivos limitados pelas circunstâncias?

terça-feira, 14 de maio de 2013

A escola antes da Web

Essa trajetória relacionada a escola sem web, teve início na década de 90 onde começaram as maiores transformações com relação a utilização das tecnologias na escola. Antes nós tínhamos acesso a referências bibliográficas, vídeos educativos e documentários. As formas de produção do conhecimento eram realizadas e armazenadas sem que houvesse a troca de informações de uma forma global. Onde era através desta relação formal, professor-aluno que acontecia a “transmissão” de conhecimento.

A web na Escola     
                  
Hoje, com a internet  na escola, isto não faz mais sentido, já que o mesmo conteúdo que existe lá está disponível aqui também. A Internet gerou novas formas de produção, divulgação e armazenamento de conhecimentos e informações, as quais têm provocado profundas mudanças nos processos pedagógicos tradicional. Alterando a própria concepção do significado “ser professor” hoje. Já que ele não é mais o único “transmissor” de conhecimento.