ABORDAGEM BEHAVIORISTA
A
escola psicológica behaviorista é conhecida como comportamental ou
experimental, pois estuda e analisa o comportamento humano tendo como
referência a influência do ambiente.
Os
behavioristas partem do princípio que o comportamento humano é
aprendido. Assim, utiliza a aprendizagem como elemento foco de suas
pesquisas e acreditam que a mesma é o fio condutor da estruturação da
personalidade. Os principais representantes dessa abordagem são Skinner e
Gagné.
Skinner
desenvolveu a teoria do condicionamento operante. Essa teoria apóia-se
na idéia de que o aprendizado tem a função de mudança de comportamento e
baseia-se na lei do efeito, segundo a qual o comportamento que produz
bons efeitos tende a se tornar mais freqüente, enquanto o comportamento
que produz maus efeitos tende a se tornar menos freqüente.
Para
Skinner, a consequência que segue a um comportamento é indispensável
para o controle, manipulação e manutenção desse comportamento. Assim,
ele utiliza o termo “Reforço” para se referir a qualquer evento ou
estímulo que aumente a freqüência de um determinado comportamento, ou
seja, o que faz um comportamento ser repetido.
O
Reforço por sua vez, pode ser positivo ou negativo. O reforço positivo
seria qualquer evento ou estímulo percebido como agradável que, aplicado
após a ocorrência de um comportamento aumenta a freqüência desse
comportamento. Esse reforço não tem moral, já que podemos reforçar ou
aplicar estímulos tanto para obter comportamentos adequados quanto
inadequados. O reforço negativo pode ser entendido como a retirada de um
estímulo com o objetivo de aumentar a freqüência de um comportamento
desejado.
A
teoria de Gagné considera a aprendizagem como uma mudança interior e
tenta integrar os conceitos básicos das teorias do comportamento e
cognitiva.
Gagné
convencionou a existência de diferentes tipos e níveis de aprendizagem
e, identifica cinco categorias de aprendizagem: informação verbal,
habilidades intelectuais, estratégias cognitivas, habilidades motoras e
atitudes.
ABORDAGEM HUMANISTA
A
abordagem humanista pode ser definida como abordagem centrada na pessoa
em contexto de aprendizagem. Assim, vê o aprendiz na sua totalidade e
considera aprendizagem significativa aquela que é centrada e estimulada
pelo relacionamento entre o aluno e o facilitador da aprendizagem.
No
entanto, para que a relação pedagógica seja eficiente é necessário que
ocorra mediante processos facilitadores de comunicação, através da
interação entre os indivíduos envolvidos nessa relação, indo além dos
conteúdos programáticos e das imposições normativas dos sistemas de
educativos.
O
principal representante dessa abordagem é Carl Rogers. Segundo seu
pensamento, a motivação e o interesse são essenciais para o aprendizado
bem sucedido. Ele classifica o aprendizado de duas formas: Cognitivo e
Experimental.
Para
Rogers, o aprendizado Cognitivo é algo sem sentido para o aprendiz,
visto que ele é apenas obrigado a aprender alguma coisa porque faz parte
do currículo, não conseguindo enxergar nenhuma utilidade prática no
estudo. Já o aprendizado Experimental é defendido como aquele que tem
sentido bem definido para o aprendiz e ele aprende com o objetivo de
executar uma tarefa específica, sendo um tipo de conhecimento que pode
ser diretamente aplicável.
Nesse
sentido, o aprendizado experimental é defendido por Rogers como aquele
que, realmente, favorece o desenvolvimento pessoal, sendo o professor e o
aluno co-responsáveis pela aprendizagem. O professor é visto como um
facilitador da aprendizagem, o aluno participa do processo de
aprendizado e tem controle sobre sua natureza e direção.
Fonte: http://mariajprn.blogspot.com.br/2011/07/abordagens-teoricas-da-aprendizagem.html