ABORDAGEM BEHAVIORISTA
A
 escola psicológica behaviorista é conhecida como comportamental ou 
experimental, pois estuda e analisa o comportamento humano tendo como 
referência a influência do ambiente.
Os
 behavioristas partem do princípio que o comportamento humano é 
aprendido. Assim, utiliza a aprendizagem como elemento foco de suas 
pesquisas e acreditam que a mesma é o fio condutor da estruturação da 
personalidade. Os principais representantes dessa abordagem são Skinner e
 Gagné.
Skinner
 desenvolveu a teoria do condicionamento operante. Essa teoria apóia-se 
na idéia de que o aprendizado tem a função de mudança de comportamento e
 baseia-se na lei do efeito, segundo a qual o comportamento que produz 
bons efeitos tende a se tornar mais freqüente, enquanto o comportamento 
que produz maus efeitos tende a se tornar menos freqüente.
Para
 Skinner, a consequência que segue a um comportamento é indispensável 
para o controle, manipulação e manutenção desse comportamento. Assim, 
ele utiliza o termo “Reforço” para se referir a qualquer evento ou 
estímulo que aumente a freqüência de um determinado comportamento, ou 
seja, o que faz um comportamento ser repetido.
O
 Reforço por sua vez, pode ser positivo ou negativo. O reforço positivo 
seria qualquer evento ou estímulo percebido como agradável que, aplicado
 após a ocorrência de um comportamento aumenta a freqüência desse 
comportamento. Esse reforço não tem moral, já que podemos reforçar ou 
aplicar estímulos tanto para obter comportamentos adequados quanto 
inadequados. O reforço negativo pode ser entendido como a retirada de um
 estímulo com o objetivo de aumentar a freqüência de um comportamento 
desejado. 
A
 teoria de Gagné considera a aprendizagem como uma mudança interior e 
tenta integrar os conceitos básicos das teorias do comportamento e 
cognitiva.
Gagné
 convencionou a existência de diferentes tipos e níveis de aprendizagem 
e, identifica cinco categorias de aprendizagem: informação verbal, 
habilidades intelectuais, estratégias cognitivas, habilidades motoras e 
atitudes.
ABORDAGEM HUMANISTA
A
 abordagem humanista pode ser definida como abordagem centrada na pessoa
 em contexto de aprendizagem. Assim, vê o aprendiz na sua totalidade e 
considera aprendizagem significativa aquela que é centrada e estimulada 
pelo relacionamento entre o aluno e o facilitador da aprendizagem.
No
 entanto, para que a relação pedagógica seja eficiente é necessário que 
ocorra mediante processos facilitadores de comunicação, através da 
interação entre os indivíduos envolvidos nessa relação, indo além dos 
conteúdos programáticos e das imposições normativas dos sistemas de 
educativos.
O
 principal representante dessa abordagem é Carl Rogers. Segundo seu 
pensamento, a motivação e o interesse são essenciais para o aprendizado 
bem sucedido. Ele  classifica o aprendizado de duas formas: Cognitivo e 
Experimental. 
Para
 Rogers, o aprendizado Cognitivo é algo sem sentido para o aprendiz, 
visto que ele é apenas obrigado a aprender alguma coisa porque faz parte
 do currículo, não conseguindo enxergar nenhuma utilidade prática no 
estudo. Já o aprendizado Experimental é defendido como aquele que tem 
sentido bem definido para o aprendiz e ele aprende com o objetivo de 
executar uma tarefa específica, sendo um tipo de conhecimento que pode 
ser diretamente aplicável. 
Nesse
 sentido, o aprendizado experimental é defendido por Rogers como aquele 
que, realmente, favorece o desenvolvimento pessoal, sendo o professor e o
 aluno co-responsáveis pela aprendizagem. O professor é visto como um 
facilitador da aprendizagem, o aluno participa do processo de 
aprendizado e tem controle sobre sua natureza e direção. 
Fonte: http://mariajprn.blogspot.com.br/2011/07/abordagens-teoricas-da-aprendizagem.html


