No contexto atual, se propõe que a escola trate que
questões sociais na perspectiva da cidadania. Isso colocada em foco,
inevitavelmente, a questão da formação dos profissionais em educação e de sua
condição de cidadãos.
Nesse sentido, em conformidade com os Parâmetros
Curriculares Nacionais (2001, p. 31);
[...] para desenvolver
sua prática os professores precisam também desenvolver-se como profissionais e
como sujeitos críticos na realidade em que estão, isto é, precisam poder
situar-se como educadores e como cidadãos e, como tais, participantes do
processo de construção da cidadania, de reconhecimento de seus direitos e
deveres, de valorização profissional.
No entanto, tradicionalmente, a formação dos
educadores brasileiros não contemplou essa dimensão. Os cursos de formação,
normalmente, não incluem disciplinas voltadas à formação político-social.
Contudo, ainda em conformidade com os Parâmetros
Curriculares Nacionais (2011, p.32);
[...] para o professor,
a escola não é apenas lugar de reprodução de relações de trabalho alienadas e
alienantes. É, também, lugar de possibilidade de construção de relações de
autonomia, de criação e recriação de seu próprio trabalho, de reconhecimento de
si, que possibilita redefinir sua relação com a instituição, com o Estado, com
os alunos, suas famílias e a comunidade.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros
Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas
transversais. Brasília: MEC/SEF, 2001.