Para pensar

A alienação de que fala Marx é conseqüência do afastamento entre os interesses do trabalhador e aquilo que ele produz. De modo mais amplo, trata-se também do abismo entre o que se aprende apenas para cumprir uma função no sistema de produção e uma formação que realmente ajude o ser humano a exercer suas potencialidades. Você já pensou se a educação, como é praticada a seu redor, procura dar condições ao aluno para que se desenvolva por inteiro ou se responde apenas a objetivos limitados pelas circunstâncias?

segunda-feira, 11 de junho de 2012

O EDUCADOR COMO CIDADÃO


No contexto atual, se propõe que a escola trate que questões sociais na perspectiva da cidadania. Isso colocada em foco, inevitavelmente, a questão da formação dos profissionais em educação e de sua condição de cidadãos.

Nesse sentido, em conformidade com os Parâmetros Curriculares Nacionais (2001, p. 31);

[...] para desenvolver sua prática os professores precisam também desenvolver-se como profissionais e como sujeitos críticos na realidade em que estão, isto é, precisam poder situar-se como educadores e como cidadãos e, como tais, participantes do processo de construção da cidadania, de reconhecimento de seus direitos e deveres, de valorização profissional.

No entanto, tradicionalmente, a formação dos educadores brasileiros não contemplou essa dimensão. Os cursos de formação, normalmente, não incluem disciplinas voltadas à formação político-social.

Contudo, ainda em conformidade com os Parâmetros Curriculares Nacionais (2011, p.32);
[...] para o professor, a escola não é apenas lugar de reprodução de relações de trabalho alienadas e alienantes. É, também, lugar de possibilidade de construção de relações de autonomia, de criação e recriação de seu próprio trabalho, de reconhecimento de si, que possibilita redefinir sua relação com a instituição, com o Estado, com os alunos, suas famílias e a comunidade.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 2001.