A complexidade do quadro
educacional atual aponta como objetivos educacionais urgentes, a formação
integral do aluno e a melhoria na qualidade da educação. Novos desafios surgem
quase que cotidianamente no contexto escolar, o que requer constantes
reflexões, sobretudo, acerca do papel do Supervisor Escolar em todo esse processo.
Historicamente, o
trabalho do supervisor esteve ligado ao controle, à inspeção ou ao repasse de
técnicas aos professores. Contudo, no contexto atual, o Supervisor tem um papel
político, pedagógico e de liderança no espaço escolar, devendo ser um constante
pesquisador e articulador de todas as esferas que envolvem o processo de
ensino-aprendizagem, de modo a assegurar a qualidade na educação.
Nesse sentido, uma
supervisão escolar eficiente será àquela comprometida com o trabalho
institucional coletivo. Desse modo, em linhas gerais, um bom supervisor deve
apresentar em seu perfil, características como: organização, dinamismo e
comprometimento em seu trabalho; boas relações interpessoais; bom suporte
teórico-metodológico, para acompanhar eficazmente à prática pedagógica
institucional; disponibilidade para ouvir os anseios e angustias da sua equipe
de trabalho e do alunado de forma geral; conhecimento acerca da administração
escolar, entre outras.
Quanto ao seu papel político, ele é responsável em
promover a leitura de sociedade e de mundo. Dessa forma, sua prática deve
contribuir para a atuação e responsabilidade de toda a comunidade educativa,
tanto em relação à construção de conhecimentos, quanto na busca da
transformação da realidade social.
No que diz respeito ao
seu papel pedagógico, ele é
encarregado de oferecer assessoramento teórico-metodológico a professores e
diante dos problemas educacionais cotidianos, oportunizar momentos de reflexões
teórico-prática, articulando e coordenando discussões relacionadas ao
ensino-aprendizagem, filosofia e política da escola, dentre outras.
No que se refere ao seu papel de liderança, ele é responsável
por conduzir os professores em seu caminhar pedagógico. Assim, deve apresentar
inovação, organização, ousadia, criatividade, saber técnico e compromisso, de
forma a atender as expectativas de sua equipe de trabalho.
Diante do exposto, vê-se
que o papel do supervisor escolar é de fundamental importância na instituição
educativa, ao passo que oportuniza a formação, integração e o fortalecimento de
diferentes segmentos que fazem à escola, articulando seu projeto educativo.
Nessa perspectiva,
pensamos que a escola como espaço social que se encarrega de formar
integralmente cidadãos agentes de transformação social, só poderá apresentar
uma boa qualidade na educação se houver uma harmoniosa articulação de objetivos
entre todos os segmentos que compõem a escola. Nesse sentido, uma ação
supervisora que busque a integração e tenha um olhar atento e diferenciado
diante da realidade institucional, será capaz de atender expectativas e
desafios educacionais.
Articular a garantia de
qualidade na educação. Eis aí, o verdadeiro papel do Supervisor Escolar.
Referências:
FERREIRA (in:
http:://WWW.webartigos.com.artickles/2377/2
Supervisatildeo-Escola-Novos-Desafios. Acesso em 05/07/2010).